12 de fevereiro de 2012

A Jovem De Esparta





Esparta, 481 a.C. 


O desejo de vingar a morte do irmão leva Thyia, jovem cidadã de Esparta, a se unir ao exército como servo de Anaxágoras, intrépido guerreiro, a quem odeia com toda sua alma, já que o considera culpado por sua morte. 


Disfarçada de rapaz, ela se introduz em um universo proibido às mulheres e, servindo a seu amo, começa a conhecê-lo de uma perspectiva bem mais favorável. 
Thyia participa da batalha de Termópilas, em que Anaxágoras acaba sendo preso e submetido à escravidão. Sempre sob seu disfarce, Thyia parte em busca do homem a quem aprendeu a amar e pelo qual está disposta a passar pelas mais perigosas aventuras. 


Comentário revisora Ceila Sarita: Sabem que nem sei o que falar de A jovem de Esparta, sem cometer uma injustiça? Foi uma das histórias mais densas que li nos últimos tempos. Mas me prendeu tanto, que muitas vezes parava de revisar e corria ler, pois não aguentava esperar para saber dos acontecimentos...rs 
O que me atrapalhou bastante foi ter assistido o filme “Trezentos” pois o danado só retrata uma milésima parte da verdadeira história e ao correr atrás de pesquisas daí é que pirei mesmo...rs. No decorrer da história acrescentei várias pesquisas (rodapé), para que ficasse mais fácil de entender. 
A linguagem não deu para mudar muita coisa não, pois além da autora ter descendência espanhola, ela usou e abusou da língua espanhola tradicional e do latim. 
Não briguem comigo, pois muitas palavras não deram para ser mudadas, por que a modernidade não combinava. Peguei raiva da Thyia logo no primeiro capítulo. 
Muito orgulhosa. Maaaaasss... Amei de paixão o Anaxágoras, verdadeiro deus grego, eeeeeeee Loiro!!! (raridade na época). Mas minha raiva contra ela mudou rapidinho depois que tive conhecimento do que ela foi capaz de fazer para se vingar dele e o tiro saiu pela culatra...rsrsrsr (amo essas reviravoltas). 
Tem uma cena (juro que nem em dez vidas eu teria coragem de fazer) que a gente fica muito chocada com ela. Deus me livre de mulher vingativa, viu? 
Mas, logo depois a gente começa a torcer por ela, que tem o topete de se entranhar no mundo dos homens (proibidíssimo para mulheres) só para ter acesso total a ele e assim concretizar sua vingança. Uma baita reviravolta aí, gente! 
Não é que a Thyia se apaixona pelo Colosso Anaxágoras e não pode nem pensar em se delatar, sob pena de morte. 
E quando ele é seqüestrado e vendido como escravo ( o homem é tão bonito, que reis, amigos, escravos e mulheres se apaixonam por ele...) ela fica doida, se joga na estrada a sua procura e quase mata a gente de preocupação e incerteza. 
Será que ela vai dar conta... Bem, tem romance e cenas hot? Claro que tem, mas não como estamos acostumadas... 
Agora, fiquei chocada mesmo com a primeira vez dos dois... Selvagem (bem, quase...rs) 
Depois de tanto tempo... De tanta luta e mortes... Que cena!!! Não esperava... 
Sei que muitas vão amar e odiar a história, mas... 
“Foi assim que escreveram”...rsrsrsr 


Capítulo Um 


 — Eles estão chegando, — murmurou Delfia afastando do rosto uma mecha escura do cabelo. 
— Ouça. Os gritos longínquos reverberavam nas ladeiras escarpadas da montanha. Silenciosas e imóveis os ouvimos subir pelos abruptos atalhos do *Taigeto, para os *Apotetes, que tínhamos alcançado pouco antes. 
 — Não perderam tempo... Saía o sol. O sereno que molhava as folhas das sarças que nos ocultavam encharcava nossos vestidos de lã e deslizava pelos braços nus. 
A pequena muralha de espinheiros constituía nossa única proteção entre a pedra e o precipício. Estávamos separadas deste por alguns metros, da saliência que conduzia a um atalho estreito que chamávamos de, a cobra. 
Delfia estremeceu instintivamente. O ar cortante da alvorada não nos incomodava habituadas como estávamos desde nossa mais tenra infância, a suportar os piores rigores do clima. 
Sem me preocupar com as sarças que me arranharam a pele ao me levantar caminhei até a beira do abismo movendo as articulações duras de meus tornozelos e joelhos. 
— Thyia! O que faz? Eles estarão aqui a qualquer momento! 
Encolhi os ombros e me voltei para a amora que acabava de me interpelar. 
O matagal ocultava por completo minha companheira. 
 — Ainda estão a meio caminho. 
Mantive-me o mais perto possível da beira do abismo para observar lá embaixo, o vale verdejante onde serpenteavam as frescas águas do Eurotas, o rio que atravessa o vale de Esparta. 
A brisa primaveril me açoitou o rosto, e levantei as vestes para deixar que me acariciasse as coxas e me impregnasse do perfume das oliveiras, as hortas, as vinhas e os ciprestes. 
Ao pé do Taigeto pulsava o coração da Lacedemônia: Esparta. 
Uma cidade modesta, ou melhor, dizendo, uma constelação de povoados desprovidos de muralhas e espalhados pelas férteis colinas. Panfila, minha ama-de-leite havia me explicado que o neto do chefe dos legetos, Eurotas, um dia canalizou as águas lamacentas de volta do mar criando um rio ao qual deu seu nome. 
Sua filha Esparta, desposou Lacedemon, o filho de Taigeta, heroína epónima do monte Taigeto e rebatizou ao país e o povoado com seu próprio nome. 
Logo chegaram os heráclidas, descendentes de Hércules, filho de Zeus, e sua vasta dinastia real, para conquistá-la e habitá-la. Modéstia, eu reconheço, nunca foi uma de nossas principais qualidades... 
 Os gritos me fizeram estremecer. O pequeno grupo avançava depressa e estava mais perto do que tinha acreditado. 
 — Volte a se esconder, Thyia! 
 Meu pulso acelerou. Ouvi suas risadas e o barulho dos pedregulhos que rolavam sob seus pés e ricocheteavam pela ladeira acidentada da montanha. 
Podia sentir como o sangue pulsava em minhas têmporas. 
Minhas pernas queriam correr para as sarças, mas minha alma se negava a fazê-lo. 
O perigo me embriagava. Nessa época ainda não tinha tido contato bastante com ele para temê-lo.  — Thyia! 
 — Psiu! Vão ouvi-la. 
 — Thyia! — Olhe que covarde é. — Provoquei enquanto voltava para seu lado. 
 — Repete isso e te faço engolir a língua! 
  DOWNLOAD
 

24 comentários:

  1. Esse livro é MARAVILHOSO!
    Melhor livro que li nos últimos 4 meses ou no último ano!
    Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  2. adorei!!!! quero um espartano pra mim tbem rsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. adorei!!!! quero um espartano pra mim tbem rsrsrsr

    ResponderExcluir
  4. Bem,
    Posso começar que foi um dos livros mais intrigantes do qual li. Concordo com o comentário da revisora, que quem assistiu trezentos confunde um pouco com a história; contudo adorei.

    Parabéns pelo ttrabalho.

    ResponderExcluir
  5. Livro absolutamente maravilhoso! Impossível parar de ler e quando acaba a gente sente saudades dos personagens. Será que existem mais livros dessa mesma autora?

    ResponderExcluir
  6. Livro soberbo! Impossível parar de ler e quando acaba ficam as saudades dos personagens. Recomendadíssimo! Será que existem outros livros desta autora? Seria possível publicá-los também? Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Gostou ???

    Os comentários deste livro realmente é que foi um dos melhores livros que leram em meses rs.rs.rs.!

    E se tenho outro livro da Autora para postar, acredito que não, visto não ser uma série.
    Mas quem sabe o grupo que revisou este possa vir a revisar um outro da mesma autora, perguntarei, ou quem sabe Ana Paula G.?????.
    Janaina se ela ler seu comentário ela te conta.

    Beijinhos

    Marcia

    ResponderExcluir
  8. Oi,gurias@
    Infelizmente, nao temos nenhum,atualmente desta autora.O livro realmente é otimo..quem sabe futuramente, a Cristina escreva outro neste estilo...bjs

    ResponderExcluir
  9. Estou ha um tempo "namorando" esse livro mas sem coragem de ler (culpa da Arlete Geneve kkkkkkkkkkkkkk) mas como essa semana não trabalho quinta e sexta resolvi encarar ;)

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é esplêndido. A autora é muito talentosa e me surpreendeu.Eu, pessoalmente, gosto muito das autoras mais ousadas, que fogem dos "modismos literários", traçando o perfil dos personagens diferentemente dos estereótipos que estamos acostumadas. Porém alguns podem não gostar justamente por isso. Mas, além disso, a história é muito dinâmica e emocionante, sem falar na pesquisa histórica, sensacional. Simplesmente maravilhosa!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, a pesquisa histórica foi SENSACIONAL!! Já virei fã desta autora.

      Excluir
  11. Que livro é esse meudeusdocéu?? Maravilhoso, fantástico, intrigante, forte, intenso e esses são apenas os adjetivos que consigo pensar no momento, esse livro merece páginas de elogios. É impossível ficar indiferente a história, ou vão amar ou vão odiar pq é o tipo de livro que provoca reações. Eu amei!! Me arrependi por ter demorado tanto tempo para ler.

    ResponderExcluir
  12. Olá Retiara! Já que você gostou de "A Jovem de Esparta", recomendo que que você leia "A Concubina de Roma" de Kate Quinn. Este também me causou grande impressão. Também é maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro está na minha lista tem um temppinho. Vou começar a ler =)

      Excluir
  13. Deborah e Retiara, vocês me convenceram. Tenho uma lista de livros pra ler, mas este vai para o topo. Vou começar a leitura hoje mesmo e venho contar o que achei.

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Conseguiiii baixei pela biblioteca e deu certo obrigado Jenna um beijo

    ResponderExcluir
  15. Boa leitura, Deise e Retiara!!! Depois me contem! beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei o livro Retiara.
      Vou procurar agora "A concubina de Roma", por causa da sua indicação.
      Depois te conto o que achei.
      Bjs

      Excluir
  16. Deborah e Retiara... QUE LIVRO É ESSE!!!!
    Meninas, amei.... apesar dos casos amorosos tão... tão.... (não encontrei palavras para descrever - kkkkkkk)

    Com certeza este livro é um "ame ou odeie", ele mostra uma realidade que estávamos longe de imaginar, quando se fala do povo espartano.

    Confesso, que as relações que eles tinham me deixaram, literalmente, de boca aberta. Mas consigo compreender que a autora "cavou fundo" nos maneirismos desta cultura.

    Achei a leitura um pouco cansativa no começo, mas ela vai te prendendo tão imperceptivelmente, que você não quer parar até o último ponto final.

    A primeira noites dele... =0 SEM COMENTÁRIOS 3) kkkkkkkkkkkkkkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá Deise! Que bom q vc gostou. É bem isso mesmo que vc falou. Os costumes dos espartanos são bem diferentes, e até chocantes para nós. Por ser uma sociedade obsessivamente militarista, eles utilizavam tosas as armas possíveis para defender seu território, inclusive o incentivo ao homossexualismo, tudo em favor da união entre os guerreiros! kkkkkkkk, mas é como vc disse, ame ou odeie! bjos!

    ResponderExcluir
  18. Então, é ame ou odeie e eu odiei e explico: é bastante cansativo e pouco romântico, os costumes espartanos não me agradam, é muita política e só consegui terminar de ler porque sou muito teimosa, jamais desisto de ler um livro, mesmo que a estória não me agrade.

    ResponderExcluir
  19. Gente eu tô em dúvida se leio ou não esse livro.... tem romance????

    ResponderExcluir

Oiii você não vai sair sem comentar nada vai? Ou que tal indicar o que leu. Ou então uma resenha heheheheh...Todo mundo agradece, super beijo!