Quando o Laird de Lamont se vê obrigado a aceitar o casamento de sua filha com um Campbell, por ordem do Rei Jacobo visando terminar com as hostilidades entre ambos os clãs, ele desenha um plano que inclui um grande engano para seu mais acérrimo inimigo.
que o Laird não sabe, é que seu engano se for descoberto, revelará outro maior, que foi planejado contra outro clã há muitos anos atrás por uma astuta mulher. O que farão os MacCleod quando se virem involuntariamente envolvidos na guerra dos dois clãs?
Capítulo Um
A Carta
— Maldição!
Seumas Lamont amassou a carta com fúria e a jogou contra a parede. Ultimamente as cartas do Rei Jacobo sempre traziam más notícias, mas aquela fazia com que as anteriores fossem insignificantes. Levantou-se com o cenho franzido e caminhou pelo escritório como um animal enjaulado.
Era um animal corpulento, forjado na batalha. Já estava em idade avançada, mas ainda conservava o vigor que sempre o caracterizara. Talvez um pouco mais comedido, mas poucos se atreveriam a desafiá-lo. Seus olhos azuis brilhavam de raiva, mas em seu rosto, marcado pela ira naquele momento, podia se vislumbrar o quão bonito fora em sua juventude.
— O que ocorre, pai?
Iain Lamont o observava com curiosidade e preocupação. Poucas vezes seu pai se irritava com alguma coisa, mesmo tendo motivos para isso. Iain admirava seu autocontrole e sua calma. Ele próprio, não era assim, claro. Costumava agir primeiro e perguntar depois. Se é que ficasse a quem perguntar.
Parecia-se ao seu pai quanto à constituição e atrativos. Os que haviam conhecido o Laird em sua juventude asseguravam que o filho era uma cópia exata do pai.
— Jacobo quer casar Lillias com um maldito Campbell. — Rugiu.
Enganos nas Highlands – Sonia Lopez Souto
— Com quem? — A raiva se apoderou dele também.
— Domnall.
O sobrinho de Archibald Campbell, Lorde de Argyll e mão executora do rei. Aquela ordem não poderia ser desobedecida sem se arriscar a sofrer represálias e ambos sabiam. Iain também amaldiçoou sua sorte. Desta vez não poderiam deixar de obedecer o rei por mais que o desejassem.
— Quando?
— Quando o Campbell regressar de Holyrood, virá buscá-la.
— Certamente o maldito deve ter coagido Jacobo para ordenar este casamento. — Bateu o punho contra sua própria mão.
— Duvido. Campbell deve estar tão descontente com o arranjo quanto nós. — Seumas o contradisse. — De qualquer maneira, não importa como tenha sido. Não quero ver minha filha casada com um Campbell.
A raiva que suas palavras destilavam, teria sido suficiente para acusá-lo de deslealdade ao seu rei. Por sorte, somente seu filho estava presente.
— Maldição! — Repetiu o Laird.
Por mais que pensasse em um modo de livrar sua filha daquele infeliz destino, não conseguia encontrar a solução. Apertou o nariz, uma terrível dor de cabeça ameaçava assaltá-lo.
— Deveríamos dizer a ela. — Iain sugeriu. — Tem o direito de saber. Para se preparar.
Enganos nas Highlands – Sonia Lopez Souto
Ambos sabiam que a delicada Lillias não suportaria a ideia. Talvez, até mesmo, cometesse uma loucura só para ficar livre daquele casamento. Se obrigá-los a aceitar um Campbell em sua família não fosse suficiente, agora teriam que vigiar a jovem até seu casamento.
— Traga-a. — Seumas disse aflito.
Iain saiu do quarto, deixando atrás de si um abatido e frustrado homem. A sombra do que havia sido em sua juventude, o grande guerreiro que muitos respeitavam, agora, por culpa de um rei intrometido, se sentia impotente diante de seus maiores inimigos. Teria que permitir o casamento de sua filha com um desalmado, somente para contentar um rei que parecia não ter melhores assuntos com que se preocupar em sua existência.
A inimizade com os Campbell vinha de longe e sempre conseguiram lidar com ela. Talvez algumas vezes perdessem, mas em outras ganhavam. Agora o rei decidira intervir e inclinara a balança para os Campbell. Uma balança que jamais voltaria a estar equilibrada.
— Pai. — Lillias havia chegado, intrigada porque seu pai requeria sua presença.
O homem não costumava fazê-la participar de seus assuntos. Que seu irmão tivesse insistido para que atendesse ao seu chamado em seu escritório era intrigante. Talvez, até mesmo um pouco preocupante.
— Entre, filha. — Sorriu para ela. — Sente-se. Há algo que devo falar com você.
Enganos nas Highlands – Sonia Lopez Souto
O rosto de Lillias se tornou branco como a neve enquanto se sentava em frente ao seu pai. Iain se colocou junto a este. Podia ver a ambos perfeitamente e podia sentir seu aborrecimento.
Teria feito algo que os tivesse ofendido?
— Chegou uma carta do rei. — Seu pai começou a dizer.
— Quer que eu vá à corte! — Ela soluçou, ainda mais pálida.
Temia aquele dia desde que tinha memória. Nos últimos anos, seu pai conseguira retardar aquilo, alegando que precisava dela no castelo. Depois da morte de sua mãe, Lillias se encarregara dos trabalhos da casa. Não muito eficientemente, tinha que admitir, mas aquilo servia como uma desculpa perfeita para eles, evitando que a enviassem à corte e que o rei pudesse dispor dela à sua vontade.
— Tomara fosse isso. — Seu irmão murmurou.
— O que poderia ser tão ruim para pensar que ir à corte fosse uma boa ideia? — Não estava muito certa de querer saber.
— O rei quer casar você, — seu pai hesitava, não era bom sinal — com Domnall Campell.
— Campbell! — Aquela única palavra a aterrorizava mais que qualquer outra.
Certamente ir à corte não seria tão ruim, após a notícia que seu pai lhe dera.
01- Engano nas Highlands
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oiii você não vai sair sem comentar nada vai? Ou que tal indicar o que leu. Ou então uma resenha heheheheh...Todo mundo agradece, super beijo!