16 de agosto de 2023

Jasmins para um Canalha

Série Flores e Canalhas

A senhorita Agnes Holland fez o possível para se estabelecer como uma verdadeira solteirona. 

Tal tarefa exigiu perseverança, disciplina e uma inteligência oculta. Para a maioria, a moça é um completo fracasso social sem perspectivas de casamento. Para ela, nada mais é do que um triunfo, o prelúdio da liberdade pela qual anseia. Junto com suas amigas, ela tem planos que lhes permitirão alcançar a independência, que não está atrelada aos homens, nem às regras impostas. Oh querida Agnes! Se você quer fazer o destino rir, apenas conte a ele seus planos. Uma grande pedra no caminho e apenas uma alternativa: o casamento. Lorde Tremblay, Visconde Meldrum, é o candidato perfeito. Viúvo, com um filho, ancorado nos padrões sociais mais arcaicos e dócil como uma gazela. Seria o único, se não fosse por um pequeno detalhe. Seu irmão. O honorável Bastien Tremblay, que tem pouco de honra e muito de patife. Um mal-entendido. Um casamento inesperado. Um acordo nada romântico. Ele era um canalha, e ela... ela era a esposa perfeita para esse tipo de canalha

Capítulo Um

Inglaterra, 1868.
Os pés vestidos com delicadas botas, batiam dentro da carruagem. Estava a caminho da casa de Jana Anderson, uma longa viagem até os arredores de Londres. A senhorita Agnes Holland não se caracterizava pela paciência e quietude, defeitos para alguns, virtudes para Agnes, ela gostava de qualquer coisa que a tornasse uma péssima candidata ao casamento. Sorriu com o pensamento, já tinha vinte e quatro anos! Em apenas alguns meses seria coroada como um completo fracasso social. 
Soprou a pena ridícula de seu arranjo de cabelo, que caia em sua testa e fazia cócegas em seu nariz, nunca foi uma beleza, mas..., mas ela explorou esse atributo de feiura ao máximo. Era preciso o mesmo esforço para parecer deslumbrante como para parecer horrenda. 
Horas de espartilhos e anáguas, horas de cabelos emaranhado, de olhar o mundo por trás de óculos com ampliação maior do que o necessário. Soprou novamente, tirou os óculos horríveis e os substituiu pelos verdadeiros, que só eram necessários para ler. Abriu sua bolsa e tirou a carta de Jana. 
O barulho ainda era aceitável, uma vez que saíssem de Londres e chegassem às estradas rurais, a leitura se tornaria uma odisseia. O selo no envelope era o brasão da família Anderson, oh, Berthan, pensou com tristeza. Há pessoas que tornam o mundo um lugar mais triste com sua partida, independente do curso natural da vida e da morte. 
O marido de sua amiga Jana já foi um deles. Suspirou, enfiando a pena odiosa atrás da orelha. 
Queridas amigas, a carta começou.
Isso foi o suficiente para fazê-la sorrir. As quatro moças eram grandes amigas e não havia segredos entre elas. Agnes sabia que Jana havia escrito a nota apenas uma vez e copiado mais três vezes, todas recebendo a mesma vírgula, o mesmo ponto e a mesma tristeza de seu remetente. 
Nunca terei palavras suficientes de agradecimento pela companhia que vocês me deram, tanto durante a doença do meu querido Berthan, quanto durante as primeiras semanas de minha viuvez. Respeitaram minha necessidade de conforto, bem como meus momentos de introspecção e, graças a isso, hoje posso dar mais um passo no meu processo de cura. 
Para isso, também preciso de vocês, minhas adoradas amigas. É hora de retomar nosso projeto. Manter minha mente ocupada, preencher minhas horas com atividades e ter mais desculpas do que chá para vê-las, me ajudará a focar no bem e aceitar o mal Temos muito o que conversar, Berthan não apenas me deixou viúva, deixou a todos órfãs. Delimitar um novo plano, tão próximo da meta, é um desafio. Um projeto que estou ansiosa para embarcar. Para vocês, que tem sido tão boas para mim, e em memória do meu amado marido, que sempre me incentivou. 
Espero vocês em minha casa, na minha estufa - que ainda me pertence e pelo qual lutarei com unhas e dentes - para retomar o sonho de sermos mulheres livres. 
Com amor e eterna gratidão, 
Jana. 
Ela dobrou o papel e o devolveu à bolsa. Inalou pela boca com a intenção de desfazer o nó em seu peito e não chorar novamente, não podiam dizer que a viuvez de Jana os pegara inteiramente de surpresa, embora a natureza virulenta da doença o fizesse.








Série Flores e Canalhas
01- Jasmins para um  Canalha

2 comentários:

Oiii você não vai sair sem comentar nada vai? Ou que tal indicar o que leu. Ou então uma resenha heheheheh...Todo mundo agradece, super beijo!