3 de outubro de 2013

Maiê em...

                           

Censo dos Romances

Estava pensando sobre a descrição dos personagens nos livros e como às vezes elas dão um nó na minha imaginação. Eu tenho um cast mais ou menos extenso em que encaixo os personagens dos romances.
Por exemplo, se o mocinho é loiro dos olhos azuis leio imaginando o Brad Pitt, se tem os cabelos castanhos imagino outro famoso e assim por diante. Não sei ler de outra maneira, já é automático. 
O problema é quando algumas autoras resolvem ir acrescentando características ao longo do livro. 
Outro dia comecei lendo o livro imaginando o Richard Armitage. 
No meio da história a autora resolve revelar que os olhos deles são escuros e que não tem uma beleza convencional, então fui obrigada a enfiar o Richard Armitage no armário e convocar o Wagner Moura. Quando já estava quase me acostumando com a substituição, lá vem a autora de novo dizer que o personagem tem um rosto comprido e nariz grande. 
No final meu lindo mocinho terminou parecido com Adrian Brody e eu desisti de terminar o livro. 
Minha imaginação tem vida própria e às vezes estraga livros bem legais. A serie Novas Espécies é ótima (para quem gosta de hot), mas foi por água abaixo quando sem querer o Fofão (aquele dos anos 80) e aquele cara que várias cirurgias para se parecer com um gato, começaram a aparecer na minha cabeça quando tentava visualizar os personagens. 
Outro problema é a quantidade imensa de personagens com olhos cinzentos e amarelos. Se nossos romances representassem o mundo real, 50% da população teria olhos dessas cores. 
Viajando nessa possibilidade criei um censo (mais ou menos) do mundo dos Romances Históricos de Banca. 
30% das mulheres são debutantes/ filhas do senhor do  castelo
10% das mulheres são viúvas
5% das mulheres são matronas, amantes ou criadas
5% têm alguma profissão
70% são virgens até pelo menos o meio do livro
50% são ruivas
27% loiras
23% morenas
40% têm curvas (também conhecidas como bacon)
60% está na pindaíba
47% têm nariz arrebitado

42% dos homens são nobres
30% são highlanders
22% são cowboys
5% dos homens são criados
60% lutaram em alguma guerra
Desses, menos de 10% volta com cicatrizes charmosas
100% têm muito cabelo.
38% têm olhos cinzentos
97% são altos com peito largo
0% tem barriguinha de chopp, ops... uísque.
30% vai casar com uma licença especial
30% vai casar por conveniência 

98% das grandes fortunas estão na Inglaterra
2% Em Nova Iorque
97% dos castelos em ruínas estão na Escócia
80% da força de trabalho está no Velho Oeste
94% da população é européia/ americana
5% é indígena
1% é árabe/ latino/ africano/ cigano 

Para vocês três bonitões de Hollywood. 
O primeiro é o Scott Eastwood (filho do Clint Eastwood), o segundo o Josh Duhamel e o terceiro é o Matt Bomer (só para lamentar mais um pouco o que poderia ter sido o filme de 50 Tons).








Indicando aqui paravocês três livrinhos que valem a pena ser lidos.
Rendas e Pecados da Meagan Mckinney: É uma história sobre uma família de descendentes de irlandeses, que mesmo podre de rica, é humilhada pela alta sociedade de Nova Iorque. O irmão mais velho resolve se vingar arruinando financeiramente muitas pessoas, inclusive a mocinha. Ela é obrigada a se casar com ele para recuperar seu dinheiro (o qual precisa por causa de um segredo). A trama é interessante e muito bem escrita. 

Vindicatio da Arlette Geneve: Se passa na Roma Antiga e é extremamente realista. Alguns acontecimentos me chocaram, mas era bem o que costuma acontecer na época. Ele é um general romano e é bem mais velho da mocinha com a qual acaba casado sem querer. 

O Highlander Escuro da Série Espada Negra : É o último da série e achei o melhor. O romance é entre Broc e Sonya. A história tem bastante ação e apresenta um final bem interessante para a trama.

bjs,
Maiê

18 comentários:

  1. Maiê este foi o Censo mais real que já vi, kkkkkkk. A-d-o-r-o os TDBs históricos, pra mim não tem pra ninguém.
    Gostei muito do seu método de associação das feições dos mocinhos e concordo com você que com os sobrenaturebas fica complicado o que às vezes os tornam brochantes. Rsrsrsr
    OMG o que é esse Scott Eastwood? Tal pai tal filho.

    Amei a estatística e as indicações.

    Beijos mil!!!

    ResponderExcluir
  2. da mto trabalho ser leitora.... as estorias traz exitos e frustação, qtas vzs li com tanta paixão e acabei deprimida....bjos

    ResponderExcluir
  3. kkk Jenna adorei suas estatísticas, é bem isso mesmo! Confesso que não entendo essa obsessão da autoras pelas ruivas, se observarmos que 80% das histórias se passam na Inglaterra e como sabemos as características das mulheres inglesas são LOIRAS de olhos azuis, e que por isso são chamadas de "a rosa inglesa" não sei de onde as autoras tiram tanta ruiva rsrsss e os mocinhos, 70% são MORENOS, cabelos negros, pele bronzeada e olhos azuis, não existe mocinho ruivo hehe pelo menos não conheço.
    Esse livro da Meagan McKinney é maravilhoso! já li e recomendo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Didi te m um mocinho ruivo, olhos azuis e tudo de bom e mais ainda.
      O Jamie da série Otlander da Diana Gabaldon.

      Excluir
    2. Didi creio que o fato de 50% das mulheres são ruivas é porque além de serem irlandesas ou descendentes delas elas também são consideradas mais sensuais e quentes que as loiras inglesas, assim como também os tdbs morenos, pois lembram mais os europeus latinos que os loiros ingleses.

      Já mocinhos ruivos tem algus como por exemplo Miles Cavanagh do livro Felicidade em Risco o quinto livro da série Patifes da Jo Beverley, que recomendo só que acho que não foi digitalizado.

      Beijos mil!!!

      Excluir
    3. Oi Fabíola e Silvia, valeu pelas dicas, anotei os livros para ler quando tiver tempo. Parece que tem mocinhos ruivos hein? E não é lenda urbana! Eles existem! hahaha
      Abraços!

      Excluir
  4. Muito boa, adoooooooooorei!!!!!!!!! :D

    ResponderExcluir
  5. Sempre que estou lendo um livro e o mocinho é moreno, de cabelos compridos só consigo imaginar o gato do Nacho Figueras!!

    ResponderExcluir
  6. Oi! Sempre dou muita risada com seus textos, eles são ótimos! Seu censo é bem preciso, gostei muito. E o filho Clint Eastwood, Scott é tão ou mais lindo do que o pai nessa idade. Acho que vou passar a imaginar meus mocinhos com ele. Rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Oi! Sempre dou muita risada com seus textos, eles são ótimos! Seu censo é bem preciso, gostei muito. E o filho Clint Eastwood, Scott é tão ou mais lindo do que o pai nessa idade. Acho que vou passar a imaginar meus mocinhos com ele. Rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. hahaha ótimo poost! Fiz uma pasta ao lado dos livros, e cada vez que eu não consigo imaginar um mocinho vou na pastinha e procuro o que se encaixe na descrição, mas quando o mocinho é mais velho eu não consigo imaginar outro que não o Robert Downey Jr. *-* hahaha Sua tabela foi o MAXIIMO supeeer legal e inusitada! Parabéns :D

    ResponderExcluir
  9. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ri mto da sua tabela. To dódoi e resolvi ler suas indicações. Comecei com o Vindicatio. Que livrão em...amei.
    Vou ler o ultimo indicado depois volto para o primeiro e deixarei de ser tão preguiçosa para dar um comentário

    Bjs Gi

    ResponderExcluir
  10. Acho que minha imaginação foge dos padrões. Quer estragar minha leitura é eu identificar algum ator ou cantor nas descrições.Acaba com o meu tesão!Meus mocinhos(se ruivos, morenos, loiros)vêm da minha cabeça mesmo.Se eu visualizar o Brad Pitt, o Downey Jr. credo, jogo o livro para o lixo na hora.Se leio é exatamente para me deliciar com minha imaginação aí vem uma autora e "convoca" um ator holywodiano? Há, pode parar, vai aprender a escrever!Ai ela ou ele faz uma lambança e mistura pedaços de um e de outro?Há, me poupe!!Agora, até mesmo nós temos padrões de beleza enraizados em nossos corações. Jenna você já percebeu quantos com beleza saxônica você coloca aqui?Esse pelo jeito é o seu padrão de beleza. Outro dia pedi os negros e os asiáticos. Amei os que você postou.Aí é pra vcs verem, meu gosto é pelo diferente, pelo fora do padrão, não gosto muito dos saxônicos e se for escolher prefiro os exóticos aos bonitões de olhos claros e cabelos castanhos claros ou loiros.Os romances seguem essas tendências, nada de "coisas" exóticas e o máximo de exotismo que conseguem chegar é colocar um(ou uma)ruivo(a) nos romances, ai, ai...Quanta versatilidade dos autores!!!!

    ResponderExcluir
  11. Marian Pierce Eu não conheço muitas autoras (só a E L James mesmo) que escreva pensando em um ator ou atriz. Acontece comigo quando leio, não quando escrevo. Inclusive alguns autores já relataram dificuldade em retomar uma série depois de uma versão cinematográfica. Bem ou mal escrever pensando em atores, limita os personagens.

    Anônimo, Vindicatio é um livrão mesmo. Adoro livros com esse tema.


    bjs meninas ! Amei os comentários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, apenas ela realmente diz que sua inspiração vem de pessoas reais.Então, quando estou lendo e me deparo com a descrição tal e qual do ator ou cantor ou ídolo de que segmento for e, mesmo que foi sem querer que isso aconteceu na obra do autor eu paro de ler na hora pois até o final vou só enxergar a bendita criatura e não a criatura de meus sonhos, de minha imaginação.Tá, chega, pois quando vejo não fiz um comentário mas um Tratado...bjs.É que quando AMOOO demais algo eu perco os limites.Tchau, tchau, tchau.Amo seu blog.

      Excluir
  12. Ri horrores com a sua tabela!!!!!!
    É exatamente assim. .. Rsrs
    Estou amando o blog, parabens!!!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  13. Gostei das suas observações, concordo com muitas. Embora eu goste muito de ler essas histórias, o que sempre senti falta nesses romances é de diversidade, principalmente com as mocinhas. Geralmente os homens são de várias culturas e etnias. Porém as mulheres, em sua maioria, são americanas ou europeias, brancas, ruivas ou loiras, morenas raramente, altas e esbeltas. Nunca li um romance que tivesse uma mocinha negra ou indígena. Li há muito tempo um romance que a personagem feminina era uma brasileira que tinha um filho e tinha ido pra os EUA fugindo do ex-marido e lá conhece o seu príncipe encantado, mas fora isso, é sempre o mesmo de sempre. Queria alguma indicação de livros com mulheres mais próximas da nossa realidade.

    ResponderExcluir

Oiii você não vai sair sem comentar nada vai? Ou que tal indicar o que leu. Ou então uma resenha heheheheh...Todo mundo agradece, super beijo!